sexta-feira, 15 de abril de 2011

Spoonflower - Estamparia

Para os amantes de desenhos e estampas que buscam inspiração eu sugiro que visitem o site da http://www.spoonflower.com .

A Spoonflower é uma empresa da Carolina do Norte que torna possível para o designer criar seu tecido, imprimir e vender seus projetos de estamparia. Foi fundada em maio de 2008 por dois nerds de Internet que tiveram esposas espertas, mas que não sabiam nada sobre têxteis. A empresa surgiu porque a esposa de Estevão Kim o persuadiu a ser capaz de imprimir seu próprio tecido para cortinas e realmente era uma idéia muito legal. Ela não estava sozinha.
A comunidade Spoonflower agora em torno de 70.000 pessoas que usam seu próprio tecido para fazer cortinas, colchas, roupas, bolsas, móveis, bonecas, almofadas, trabalhos artísticos travesseiros, fantasias, bandeiras e muito mais.

O mercado Spoonflower oferece a maior coleção de designers de tecido independente do mundo. O site já apareceu no New York Times, Associated Press, Vogue, Martha Stewart Weddings, Make, Artesanato, ApartmentTherapy, Photojojo, e muitas outras publicações e blogs.
Spoonflower é uma partida e um trabalho em progresso. Seu crescimento foi possibilitado pelo entusiasmo de uma comunidade mundial de pessoas que são apaixonadas por estampas em tecidos.

Impressoras digitais texteis são impressoras de jato de tinta de grande formato especialmente modificado para rodar tecidos. Ao contrário da produção têxtil convencional, a impressão digital envolve muito pouco desperdício de tecido, tinta, água ou electricidade. Spoonflower imprime usando eco-friendly, tintas de pigmentos à base de água em tecidos de fibra natural. Sem produtos químicos adicionais são utilizados no processo de impressão ou preparação. A impressão digital têxtil tem as vantagens de mostrar mais os detalhes do desenho que a serigrafia e permite aos designers a possibilidade de usar tantas cores quanto forem necessárias em seus projetos.



O site tem uma sessão de concursos e divulgação dos trabalhos de novos designers texteis, vale a pena dar uma olhada para buscar novas inspirações.
No Brasil a impressão digital textil também já está disponível em algumas empresas:

http://www.rvalentim.com/
http://www.cleandigital.com.br/
http://www.criata.com.br/

postado por Jana Netz

Nenhum comentário:

Postar um comentário